#Cuidados: Cabelos

Muitas pessoas elogiam meu cabelo por ser longo, ondulado e ao mesmo tempo cacheado (é estranho,rs), com uma grande parte loira e tals, e baseado nisso e depois de uma pesquisada, eu resolvi criar este post. O que muitas pessoas não sabem é do trabalho que eu tenho para manter meu cabelo bonito (naquelas,rs), não é nada fácil, mas também não é aquela complicação, é apenas uma rotina, digamos assim. Ãham, rotina? É isso mesmo, uma rotina de cuidados, assim, eu lavo ele com tals produtos, depois passo o tal produto antes de pentear, depois penteio de tal forma, e assim virou uma rotina, ou seja, isso ocorre todos os dias que lavo meu cabelo.
1.    Qual a forma correta de pentear?
Eu costumo repartir o cabelo em dois, depois começo à pentea-lô de baixo para cima. Primeiro você tira os nós das pontinhas, depois vai subindo de pouquinho à pouquinho, até chegar na raiz. Depois eu só arrumo com da forma que quero e passar os produtinhos básicos, que e por mais básico que seja, é essencial.

2.    Existe um pente ou escova certo para pentear?
É aconselhavel usar pentes de madeira com dentes largos, assim fica mais fácil tirar os nós. Você pode fazer isso com os próprios dedos também. Mesmo usando o devido pente o seu cabelo continua correndo riscos, afinal tirar os nós sempre agride o cabelo, mas um truquesinho muito conhecido é você deixar sempre o condiciopnador agir por uns 2 minutos durante o banho, e depois enxagua-lô com água morna pra fria. Lembre-se: Não passar condicionador na parte da raiz.

3.    Devo lavar o cabelo diariamente? Faz mal?
Eu também tinha uma certa dúvida sobre isso, e dando uma pesquisada eu achei um site com uma postagem muito interessante. Visualize a postagem clicando aqui.

4.    Tem como obter um cabelo saudavel mesmo utilizando chapinha e secador diariamente?
Eu ia me basear num post que encontrei, mas para ficar bem explicado e tals eu vou deixar o link do post aqui. Visualize a postagem clicando aqui.


5.    Como diminuir o volume de cabelos cacheados (ou volumosos)?
Cabelos volumosos precisam de peso, então ao lavar o cabelo e fazer todo o procedimento necessário, você pode passar uma pomada para finalizar ou pode passar um creme para pentear modelando os cachos já modelando os cachos e dando peso ao cabelo. No minímo duas vezes no mês faça uma hidratação caseria, o que além de ajudar a diminuir o volume, hidrata, e deixa o cabelo com um brilho extra.

6.     Preender o cabelo molhado causa danos capilar ?
Preender o cabelo molhado de vez em quando não tem problema. No entanto, deixar o couro cabeludo molhado por um período muito longo, pode resultar em fungos e criar caspa e ainda deixar a raiz fragilizada e provocar a queda do cabelo. SEGUNDO MUNDODASTRIBOS.COM
  • Use sempre shampoo e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido....

  • Não use xampu demais nem o coloque diretamente sobre a cabeça. Espalhe-o nas mãos e só depois esfregue-o nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda.



    • Enxágüe bem os cabelos para retirar o excesso de xampus e condicionadores e use um xampu anti-resíduos uma vez por semana. O produto elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, roubando o brilho.

    • Nunca tome banho de água quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria. A água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.

    • Depois de lavar os cabelos, utilize um produto leave-in que intensifica o tratamento dos produtos hidratantes.

    • Antes de usar o secador retirar o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios. Depois trabalhe com o secador a uns 15 centímetros dos fios, em temperatura mínima ou média. Produtos específicos para proteger o cabelo do calor também ajudam evitar que os fios fiquem quebradiços.

    • Evite ar condicionado, pois deixa o cabelo ressecado e, conseqüentemente, mais frágil, retirando o brilho natural. Para formar uma barreira de proteção aos fios, aplique algumas gotinhas de silicone que ajuda também a selar as pontas duplas.

    • Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos.

    • A alimentação é um fator muito importante para manter a beleza dos fios. Procure comer alimentos protéicos - como carnes, leite e ovos - e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo.

    • Proteja os cabelos do sol. Use chapéu e mantenha-os hidratados.
     As dicas foram retiradas do site Boa Saúde - UOL, ótimas dicas não é mesmo ?

    Espero que tenham gostado da postagem, e cuidem bem de suas medeichas, viu garotas ? rs.

    Postado por: Juliana Mariotti

    3 comentários:

    1. Gostei das dicas! Tem uma também que é passar condicionador nas pontas do cabelo antes do shampoo, porque ele resseca. O condicionador não deve ser passado na raiz, porque aumenta oleosidade :)

      ResponderExcluir
    2. Gostei ddas dicar e já até conhecia algumas.

      backstage-gi.blogspot.com

      ResponderExcluir
    3. divulguei seu blog http://manuziinha-coisasdemeninamulher.blogspot.com/
      beijos .....

      ResponderExcluir